Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Por que esse tema para o BLOG?


Diariamente a sociedade evolui e cria aparatos tecnológicos cada vez mais inovadores, e tudo que é novo sempre é de alguma forma atraente, mesmo sem percebemos as tecnologias  influenciam muito na sociedade. Dessa forma  os cidadãos  tende a  acompanhar esse movimento, logo as instituições sociais também começam a se adaptar a esses avanços tecnológico. As tecnologias foram feitas para ajudar o ser humano, e não deve ser diferente nas escolas. Pois como dizia Keski(2007):

Todo mundo vai para escola para aprender. Na visão tradicional, a educação escolar serve para preparar para vida social, a atividade produtiva e o desenvolvimento técnico - cientifico. A escola é uma instituição social, que tem importância fundamental em todos os movimentos de mudanças na sociedade. (KESKI 2007, p. 63)

Pois mesmo sendo um grande desafio essa adaptação trás grandes benefícios para o desenvolvimento da sociedade. Principalmente na escola a instituição da educação.

Para Lyotard (1988 e 1993) um grande filosofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adptar-se à complexidade que os  avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. Este é também o duplo desfio para a educação: adptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação critica desses novos meios. (KESKI 2007, p.18)

Dessa forma a tecnologia vem trazendo para a escola uma nova forma de ensino e aprendizagem, mudando as concepções tradicionalistas. E fazendo com que a escola busque melhoria tanto dos mediadores desse novo conhecimento como dos alunos que a cada dia estão adaptados com esses métodos.

Todavia a partir de depoimentos de alunos que relataram que muitas vezes tecnologia é utilizada de forma inadequada na escola, devemos então repensar sobre o uso das tecnologias na escola e refletir como esses aparatos tecnológicos estão sendo utilizados, tanto pelo professor e aluno, pois sabemos que o uso das tecnologias é imensamente importante, mas não deve acontecer de forma vaga, tudo deve devem ser planejado e bem aplicado. Deve então se analisar como a tecnologia esta sendo usada na sala de aula, e o professor além de ser mediador desse novo saber deve contribuir para reeducar a maneira de pensar e agir de seus alunos, a partir disso via a necessidade que há de criar um projeto que trate do tema acima citado. 

Referencias:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2007
Fonte/imagem: http://tudoeescrito.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário