Diariamente
a sociedade evolui e cria aparatos tecnológicos cada vez mais inovadores, e
tudo que é novo sempre é de alguma forma atraente, mesmo sem percebemos as
tecnologias influenciam muito na
sociedade. Dessa forma os cidadãos tende a
acompanhar esse movimento, logo as instituições sociais também começam a
se adaptar a esses avanços tecnológico. As tecnologias foram feitas para ajudar
o ser humano, e não deve ser diferente nas escolas. Pois como dizia Keski(2007):
Todo
mundo vai para escola para aprender. Na visão tradicional, a educação escolar
serve para preparar para vida social, a atividade produtiva e o desenvolvimento
técnico - cientifico. A escola é uma instituição social, que tem importância
fundamental em todos os movimentos de mudanças na sociedade. (KESKI 2007, p.
63)
Pois
mesmo sendo um grande desafio essa adaptação trás grandes benefícios para o
desenvolvimento da sociedade. Principalmente na escola a instituição da
educação.
Para
Lyotard (1988 e 1993) um grande filosofo francês, o grande desafio da espécie
humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele, a única chance que o homem
tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adptar-se à complexidade
que os avanços tecnológicos impõem a
todos, indistintamente. Este é também o duplo desfio para a educação: adptar-se
aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a
apropriação critica desses novos meios. (KESKI 2007, p.18)
Dessa
forma a tecnologia vem trazendo para a escola uma nova forma de ensino e
aprendizagem, mudando as concepções tradicionalistas. E fazendo com que a
escola busque melhoria tanto dos mediadores desse novo conhecimento como dos
alunos que a cada dia estão adaptados com esses métodos.
Todavia
a partir de depoimentos de alunos que relataram que muitas vezes tecnologia é
utilizada de forma inadequada na escola, devemos então repensar sobre o uso das
tecnologias na escola e refletir como esses aparatos tecnológicos estão sendo utilizados,
tanto pelo professor e aluno, pois sabemos que o uso das tecnologias é
imensamente importante, mas não deve acontecer de forma vaga, tudo deve devem
ser planejado e bem aplicado. Deve então se analisar como a tecnologia esta
sendo usada na sala de aula, e o professor além de ser mediador desse novo
saber deve contribuir para reeducar a maneira de pensar e agir de seus alunos,
a partir disso via a necessidade que há de criar um projeto que trate do tema
acima citado.
Referencias:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e
tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2007
Fonte/imagem: http://tudoeescrito.wordpress.com/
Fonte/imagem: http://tudoeescrito.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário