Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como as tecnologias estão sendo utilizadas na escola?



Sabemos que as tecnologias são de fundamental importância no nosso cotidiano principalmente nos dias de hoje, onde a necessidade de facilidade e conforto de forma pratica e dinâmica é umas das características da nossa sociedade moderna dessa forma saber utilizá-la bem se torna uma necessidade. A educação, assim como a tecnologia é algo construído pelo ser humano e também muito necessário, por isso tentamos ao máximo ligá-las, só que a tecnologia é usada como meio para se construir e adquirir educação. No caso da sala de aula o professor mediador usaria suportes tecnológicos para atrair mais atenção do aluno e instruir de forma lúdica, nessa instrução é dado ao professor um poder enorme, pois ele ganha a autoridade e influencia sobre toda uma turma. Assim já dizia Kenski (2007):

“A educação é um mecanismo de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. A forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultado do poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.” (KENSKI, 2007. P.18)

A cada dia que passa o homem adapta suas criações as suas fragilidades, e as tecnologias surgiram com esse objetivo, fortalecer um ser tão indefeso que era o ser humano, que só tinha como defesa o conhecimento.
Podemos ver também que muitos têm uma visão antiquada das tecnologias, pensam que estas se resumem a aparatos eletrônicos modernos como: computador  aparelho de DVD ou um data show, mas as tecnologias são todas as criações humanas e desde que o homem vive ele cria. Um exemplo de tecnologia citado por Kenski,2007 que quase nunca é lembrado por nós é a linguagem.

... existem outras tecnologias que não estão ligadas diretamente a equipamentos e que são muito utilizadas pela raça humana desde o início da civilização. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de máquinas e equipamentos. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social. (KENSKI, 2007. p.32, cap.1)

A linguagem possibilita a comunicação, entretenimento e informação assim como muitas máquinas. Só que pelo uso contínuo os seres humanos esquecem que ela também é uma tecnologia criada pelo homem. A cada dia que passa as máquinas e inúmeras tecnologias estão sendo usadas nos ambientes escolares.
Sabemos que a dificuldade lhe dar com esse novo método de ensino e aprendizagem pode trazer uma serie de dificuldades tanto para o professor quanto para o aluno, mas utilizar a tecnologia para educação além de facilitar a aprendizagem de forma dinâmica contribuindo assim para participação desse aluno no meio em que vive, onde a tecnologia tem espaço privilegiado.

Para que serve então uma educação tecnológica? [...] para formar o indivíduo na sua qualidade de pessoa humana, mais crítica e consciente para fazer a história do seu tempo com possibilidades de construir novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização de forma mais precisa e humana, e ter as condições de, convivendo com o outro, participando da sociedade em que vive, transformar essa sociedade em termos mais justos e humanos (GRINSPUN,2001, p. 29).

O meio educacional teve que adaptar-se as mudanças tecnológicas, para melhor desenvolvimento e aprendizagem do individuo. 

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as  possíveis manipulações .É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativo das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.(MORAN,2006, p.36.)

As tecnologias não resolvem todos os problemas da educação, mas auxiliam nas aulas passando o conteúdo de forma atraente e dinâmica e sociabilizando esse conhecimento. Todavia isso só acontece se forem utilizadas corretamente. Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional no Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. (MASETTO, 2000, p.139) Isso cabe ao professor mediador desse conhecimento sistematizá-lo e passa-ló de forma pedagogicamente correta, conforme afirma Moran (2000):

As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. (MORAN, 2000, p.29)


Porém ainda existem professores que não sabem o real sentido do uso das tecnologias da comunicação e da informação, pensam que estas servem apenas para distrair a turma, usando esses aparatos tecnológicos para cumprir uma aula mal planejada, não exploram as tecnologias de forma positiva, as tornando uma brincadeira, e não de forma pedagógica, de forma que o aluno venha a aprender. Tendo isso em vista vem à mente à seguinte indagação será que a tecnologia tem sido usada de forma correta?Será que este uso tem ajudado suficientemente as aulas na escola? Então nesse blog veremos exemplos positivos de como as tecnologias podem ser usadas no ambiente escolar.

Referencias:
FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? Revista BITS, p. 6, maio de 1984.
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.).  Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2007
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos. T; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000, p. 133-173.


MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais etelemáticas. IN: MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 12ª Ed. Campinas, SP: Papirus,2006.
Imagem: montagem-http://salaaberta.com/2010/12/08/cartilha-tecnologias-na-escola/

 Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=Uf6MYEZNHF8

ATIVIDADE
Com base na leitura acima, as que serão indicadas e o vídeo,Tecnologias de informação e comunicação na sala de aula - Claudemir Viana, construa um mapa conceitual sobre tecnologia na escola.

TEXTOS BASES




MAPA CONCEITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário