Sabemos que as tecnologias são de
fundamental importância no nosso cotidiano principalmente nos dias de hoje,
onde a necessidade de facilidade e conforto de forma pratica e dinâmica é umas
das características da nossa sociedade moderna dessa forma saber utilizá-la bem
se torna uma necessidade. A educação, assim como a
tecnologia é algo construído pelo ser humano e também muito necessário, por
isso tentamos ao máximo ligá-las, só que a tecnologia é usada como meio para se
construir e adquirir educação. No caso da sala de aula o professor mediador
usaria suportes tecnológicos para atrair mais atenção do aluno e instruir de
forma lúdica, nessa instrução é dado ao professor um poder enorme, pois ele
ganha a autoridade e influencia sobre toda uma turma. Assim já dizia Kenski
(2007):
“A
educação é um mecanismo de articulação das relações entre poder, conhecimento e
tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural
familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores
que definem a sua identidade social. A forma como se expressa oralmente, como
se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultado do
poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.” (KENSKI,
2007. P.18)
A cada dia que passa
o homem adapta suas criações as suas fragilidades, e as tecnologias surgiram
com esse objetivo, fortalecer um ser tão indefeso que era o ser humano, que só
tinha como defesa o conhecimento.
Podemos ver também
que muitos têm uma visão antiquada das tecnologias, pensam que estas se resumem
a aparatos eletrônicos modernos como: computador aparelho de DVD ou um data show, mas as
tecnologias são todas as criações humanas e desde que o homem vive ele cria. Um
exemplo de tecnologia citado por Kenski,2007 que quase nunca é lembrado por nós
é a linguagem.
... existem outras tecnologias que não
estão ligadas diretamente a equipamentos e que são muito utilizadas pela raça
humana desde o início da civilização. A linguagem, por exemplo, é um tipo
específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de máquinas
e equipamentos. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana
para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social. (KENSKI, 2007. p.32, cap.1)
A linguagem
possibilita a comunicação, entretenimento e informação assim como muitas
máquinas. Só que pelo uso contínuo os seres humanos esquecem que ela também é
uma tecnologia criada pelo homem. A cada dia que passa as máquinas e inúmeras
tecnologias estão sendo usadas nos ambientes escolares.
Sabemos que a dificuldade lhe dar
com esse novo método de ensino e aprendizagem pode trazer uma serie de
dificuldades tanto para o professor quanto para o aluno, mas utilizar a
tecnologia para educação além de facilitar a aprendizagem de forma dinâmica
contribuindo assim para participação desse aluno no meio em que vive, onde a
tecnologia tem espaço privilegiado.
Para que serve então uma educação
tecnológica? [...] para formar o indivíduo na sua qualidade de pessoa humana,
mais crítica e consciente para fazer a história do seu tempo com possibilidades
de construir novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a
utilização de forma mais precisa e humana, e ter as condições de, convivendo
com o outro, participando da sociedade em que vive, transformar essa sociedade
em termos mais justos e humanos (GRINSPUN,2001, p. 29).
O meio
educacional teve que adaptar-se as mudanças tecnológicas, para melhor
desenvolvimento e aprendizagem do individuo.
A
educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens,
desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações .É importante educar
para usos democráticos, mais progressistas e participativo das tecnologias, que
facilitem a evolução dos indivíduos.(MORAN,2006, p.36.)
As tecnologias não
resolvem todos os problemas da educação, mas auxiliam nas aulas passando o
conteúdo de forma atraente e dinâmica e sociabilizando esse conhecimento. Todavia
isso só acontece se forem utilizadas corretamente. Não é a tecnologia que vai
resolver ou solucionar o problema educacional no Brasil. Poderá colaborar, no
entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento
educacional de nossos alunos. (MASETTO, 2000, p.139) Isso cabe ao professor mediador desse conhecimento sistematizá-lo
e passa-ló de forma pedagogicamente correta, conforme afirma Moran (2000):
As tecnologias podem trazer, hoje,
dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o
papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los,
a contextualizá-los. (MORAN, 2000, p.29)
Porém ainda existem professores que não sabem o real
sentido do uso das tecnologias da comunicação e da informação, pensam que estas
servem apenas para distrair a turma, usando esses aparatos tecnológicos para cumprir
uma aula mal planejada, não exploram as tecnologias de forma positiva, as
tornando uma brincadeira, e não de forma pedagógica, de forma que o aluno venha
a aprender. Tendo isso em vista vem à mente à seguinte indagação será que a tecnologia
tem sido usada de forma correta?Será que este uso tem ajudado suficientemente
as aulas na escola? Então nesse blog veremos exemplos positivos de como as
tecnologias podem ser usadas no ambiente escolar.
Referencias:
Referencias:
FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço
de quem? Revista BITS, p. 6,
maio de 1984.
GRINSPUN,
Mirian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo:
Cortez, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e
tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2007
MASETTO,
Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel;
MASETTO, Marcos. T; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000, p. 133-173.
MORAN, José Manuel. Ensino e
aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais etelemáticas. IN: MORAN,
José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica.
12ª Ed. Campinas, SP: Papirus,2006.
Imagem: montagem-http://salaaberta.com/2010/12/08/cartilha-tecnologias-na-escola/
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=Uf6MYEZNHF8
TEXTOS BASES
MAPA CONCEITUAL
Confira:
ATIVIDADE
Com base na leitura acima, as que serão indicadas e o vídeo,Tecnologias de informação e comunicação na sala de aula - Claudemir Viana, construa um mapa conceitual sobre tecnologia na escola.TEXTOS BASES
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